As experiências de quase-morte como Psicagogia : ou o amor como princípio da Pedagogia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Azevedo, Rodrigo de Oliveira
Orientador(a): Veiga-Neto, Alfredo José da
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/182560
Resumo: Na presente Tese, vinculada aos Estudos Foucaultianos, proponho pensarmos sobre a Educação e a Pedagogia tentando nos colocarmos externamente a esses campos. Nela, defendo que as referências que advogam pela natureza espiritual das experiências de quase-morte (EQMs) permitem caracterizar esses fenômenos como intervenções psicagógicas que, ao promoverem a ressignificação da vida, objetivam transformar o modo de ser das pessoas para que elas vivam orientadas pelo amor. A noção de psicagogia é o elemento teórico mais importante da presente pesquisa. Concebo psicagogia como o processo de transmissão de uma verdade por meio do qual um sujeito busca modificar a maneira de ser daquele a quem se dirige. A concepção de poder pastoral, entendido como técnica de direção que se volta para aquele que deve conduzir o povo e cada indivíduo para a salvação, constitui-se como outro componente teórico relevante para o desenvolvimento deste trabalho. A partir das análises que realizei, entendo que o amor sobre o qual as relações psicagógicas se sustentam identifica-se com aquele peculiar à doutrina socrático-platônica. Para a realização da pesquisa, analisei textos (livros, artigos e revistas eletrônicas), de autores brasileiros e estrangeiros, que concebem as EQMs como fenômenos espirituais e outras obras que permitem descrever algumas das condições de possibilidade para a emergência do campo da Espiritualidade e Saúde (ES) e dos discursos sobre as EQMs. No primeiro capítulo, ao efetuar um estudo de inspiração genealógica, sugiro que o campo da ES e os discursos sobre as EQMs encontram no “imperativo biológico” próprio do nosso tempo uma importante condição de emergência. Dedico o segundo capítulo para descrever os elementos discursivos que caracterizam as EQMs como fenômenos espirituais e para apresentar o campo do saber no qual aqueles elementos estão inseridos. Para finalizar, no terceiro capítulo, exponho os motivos que me conduziram a caracterizar as EQMs como intervenções psicagógicas que assumem a forma de relações pastorais.