Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Dutra, Roberto Rodrigues de Sales |
Orientador(a): |
Carpena, Lucia Becker |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/265430
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Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo discutir as possibilidades do uso da flauta doce na performance do repertório latino-americano das missões jesuíticas entre 1650 e 1750. Utilizando as missões de Chiquitos, na Bolívia, como ponto focal, buscamos traçar um paralelo entre a prática europeia e a prática missional dos séculos XVII e XVIII no que se refere à adaptação do repertório violinístico para a flauta doce, tendo em vista que boa parte do repertório instrumental disponível no Arquivo Musical de Chiquitos foi escrito para instrumentos de cordas. Por meio da historiografia, construímos um panorama histórico da música missional, levando em conta as heranças europeias e pré-hispânicas e buscamos apresentar um panorama quanto ao uso da flauta doce no âmbito missional e na interpretação contemporânea deste repertório. Como contribuição concreta às Práticas Interpretativas, propomos uma adaptação da Sonata Chiquitana VI, transcrita por Piotr Nawrot, utilizando o modelo de transcrição da Follia Op. 5 n. 12 de Arcangelo Corelli proposto por John Walsh (Londres, 1702) e as indicações do tratadista setecentista Francesco Geminiani (1687–1762). |