Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Leite Junior, Carlos Alberto de Freitas |
Orientador(a): |
Pan, Aline Cristiane |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/278860
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Resumo: |
A carga horária para o ensino de Física e ciências na educação básica vêm diminuindo ao longo dos anos, como consequência os professores estão cada vez mais sobrecarregados de turmas, com pouco tempo para o atendimento individual e afetivo dos alunos. Apesar dos debates sobre a reformulação no ensino de Física, na maioria das escolas o ensino ainda é baseado no modelo bancário e pautado na avaliação. Este modelo de ensino afasta a curiosidade dos alunos pela ciência, gerando o medo de errar, limitando a autonomia do aluno e o transformando em agente passivo no processo de ensino. De acordo com BNCC, o ensino de Física deve ser contextualizado, com foco no desenvolvimento de habilidades. Nesse contexto o aluno é o protagonista, e a motivação é parte crucial, do processo de ensino-aprendizado. A gamificação já foi demonstrada como ferramenta potencial para promover a aprendizagem ativa, aumentando o engajamento do aluno com a aula. O objetivo deste trabalho é utilizar metodologias ativas, com foco na gamificação, para motivar o estudo da conservação de energia utilizando três jogos no formato de mapas. O produto presente neste trabalho constitui-se de um jogo dividido em três mapas utilizando imagens com design inspirados em jogos de videogame. Cada mapa tem uma temática central relacionada ao conceito de energia, que são divididas em várias partes, formando os pontos. O aluno encontra pelo menos dois caminhos para cada mapa, que pode escolher para chegar no objetivo final do processo de aprendizagem. Estes caminhos são divididos em fases, compostas por formulários, que o desafiam a responder perguntas sobre um tópico dentro de cada tema, e, caso consiga responder as perguntas, avançam para um novo desafio. Dentro de cada desafio o aluno pode consultar os temas a partir de materiais previamente entregues como apoio, simuladores, vídeos e sites indicados e/ou outros materiais disponíveis na internet. Entre os três mapas desenvolvidos, o primeiro tem foco na revisão de mecânica, onde testa os conhecimentos prévios dos alunos, apresenta, revisa os conceitos não aprendidos e exibe o conceito de energia mecânica. O segundo tem foco na conservação da energia e o terceiro na geração de energia e na relação desta com a natureza. Com isso pretende-se retirar do professor o ônus da apresentação de todo o conteúdo, permitindo que o professor possa exercer sua função como mediador, auxiliando a busca dos alunos, retirando dúvidas gerais e individuais, e tornando o aluno o agente do processo de ensino-aprendizagem. Ademais a temática lúdica, suas recompensas e a liberdade de escolha, visam desenvolver a motivação, a autonomia e a criticidade do aluno, que são habilidades fundamentais para o aprendizado de Física. O produto apresentado neste trabalho foi aplicado em duas turmas de 1º ano do Ensino Médio em julho de 2023, os resultados alcançados foram comparados com duas turmas de controle analisadas na mesma escola. |