Roberto Burle Marx : relações entre arte e paisagismo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Casarin, Rafael Farina
Orientador(a): Luccas, Luis Henrique Haas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Art
Palavras-chave em Espanhol:
Art
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/178294
Resumo: A obra paisagística de Roberto Burle Marx é reconhecida internacionalmente de forma unânime. Suas realizações atingiram dimensões e sofisticação que o projetaram para o mundo como um dos maiores paisagistas dos últimos tempos. Talvez o grande reconhecimento como paisagista tenha eclipsado seus trabalhos artísticos paralelos. Vale destacar ainda que, nas técnicas da pintura e gravura, algumas obras suas atingiram um patamar de qualidade semelhante aos projetos paisagísticos, mas não foram valorizadas na mesma proporção pela crítica do Movimento Moderno. Observada panoramicamente sua obra nos diversos campos, pressupõe‐se que o trabalho paisagístico tenha absorvido influências formais e conceituais das demais atividades: é natural que sua formação como artista plástico tenha sido essencial para riqueza de seus trabalhos como paisagista. Lirismo, subjetividade e, mais tarde, abstração entremearamse em sua busca de uma expressão brasileira, tanto das cores e formas tropicais, quanto das tradições características dos habitantes. Deste modo, o trabalho proposto visa melhor conhecer a relação entre as formas de arte por ele praticadas e seu paisagismo, bem como compreender a contribuição do contexto artístico mais amplo da arte brasileira e internacional sobre suas inclinações estéticas.