A perversão da razão : representações da cidade no Inferno de Dante Alighieri

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Goulart, Lucas Volkweis
Orientador(a): Almeida, Cybele Crossetti de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/258032
Resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar as diferentes representações da cidade medieval conforme elas aparecem no primeiro cantica d’A Divina Comédia de Dante Alighieri, o Inferno. Inicialmente, traço um breve contexto da reestruturação da cidade medieval, particularmente no Norte da Península Itálica, após a queda do Império Romano Ocidental, assim como da vida urbana durante o final do século XIII. Em seguida, exploro os diferentes atores e as novas formas de sociabilidade desenvolvidas e estabelecidas no ambiente urbano, como a presença de ordens militares, ordens mendicantes e corporações de ofício, e como estas se relacionam com a obra de Dante. No terceiro capítulo analiso a obra em si, explorando a estrutura do Inferno segundo um eixo social e um eixo racional, sua relação com os pecados e pecadores, e sua conexão com a vida urbana medieval. Por fim, investigo a espacialidade do Inferno, sua materialidade e sua topografia, analisando o espaço imaginado em conexão com os sentidos narrativos contidos no poema.