Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Quevedo, Éverton Reis |
Orientador(a): |
Aquino, Vanessa Barrozo Teixeira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/271116
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Resumo: |
O trabalho procurou identificar e problematizar a concepção de narrativas expográficas através de determinados objetos que compõem o discurso da exposição de longa duração de uma instituição de memória cujo foco é a saúde e a medicina. Nessa perspectiva propomo-nos a refletir sobre a seleção desses objetos, os critérios associativos definidos pela curadoria para compor núcleos da exposição e seus objetivos a partir de estratégias de apresentação, tensionando se seus diálogos estão ancorados, por exemplo, numa ideia de linearidade e evolução com foco em uma memória laudatória de personalidades ou, se refletem os desdobramentos sociais e as tensões que envolvem os profissionais da área, suas concepções e seus pacientes. Na busca deste objetivo, o objeto pontual de nossa análise no campo da Museologia e do Patrimônio inserido na linha de pesquisa Museologia, Curadoria e Gestão é a exposição de longa duração do Memorial da Loucura do Hospital Psiquiátrico São Pedro, instituição pública ligada à Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, localizada em Porto Alegre/RS. Consultamos farta bibliografia sobre o tema e o arquivo institucional, bem como realizamos entrevistas com os responsáveis pela curadoria da exposição. A partir destes materiais e das visitas técnicas, foi possível elencar elementos para as análises específicas sobre os processos de concepção e planejamento desta exposição que nos permitiram concluir que se trata de uma narrativa expográfica fragmentada e calcada em perspectivas históricas laudatórias e que não dialogam com as perspectivas museológicas contemporâneas, ou seja, necessita de uma reorganização em seus núcleos, bem como de um arranjo expográfico que contextualize os objetos selecionados a partir de uma linguagem simples e direta, agregando novas leituras acerca da história do Hospital Psiquiátrico São Pedro e da participação dos agentes sociais. |