Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Oliveira, Fábio Lopes de |
Orientador(a): |
Soares, Paulo Roberto Rodrigues |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/239087
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Resumo: |
Esta pesquisa tem como objetivos analisar o carnaval de rua de Porto Alegre - RS, em uma perspectiva territorial e pós colonial, a partir de escrevivências minhas e de entrevistados negros e negras participantes do Bloco Turucutá, Batucada Coletiva Independente. Para isso fizemos uma revisão de questões como identidade negra, territorialidades negras e a relação da cidade com o seu Carnaval. Como metodologia optou-se por um questionário semi estruturado, utilizando os resultados com diálogos a partir de autores como Milton Santos, Daniele, Machado e Rogério Haesbaert, dentre outros, assim como as escrevivências propostas por Conceição Evaristo. A análise de resultados aponta para a resistência do carnaval de rua diante de conflitos territoriais e raciais, assim como a contribuição do coletivo Turucutá Batucada Nobre e Coletiva para o fortalecimento do carnaval de rua na cidade. |