Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Rodrigues, Marina da Rocha |
Orientador(a): |
Tittoni, Jaqueline |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/187549
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Resumo: |
Esta dissertação pesquisou, por meio de um caminho aberto pelo projeto de extensão e pesquisa universitária Casa dos Cata-Ventos, alguns encontros das pessoas de fora de uma vila com as crianças e jovens de dentro da vila. O ponto de partida da pesquisa foram as narrativas de violência. A partir de uma interrogação sobre a prevalência dessas narrativas, voltou-se o olhar para as pessoas de fora da vila e montou-se uma problematização sobre os modos de olhar e de narrar para pensar os exercícios de alteridade nas relações que se estabelecem em contextos de desigualdades sociais e raciais. A problematização dos modos de olhar e de narrar – a partir de um processo de montagem, desmontagem e remontagem da pesquisa – possibilitou que outras nuances dos encontros se tornassem visíveis. Nesse movimento de pesquisa, as próprias cenas dos encontros foram rachadas e outras narrativas surgiram, de modo a também alçar voo para fora da vila e habitar o mundo. O estudo buscou que, pelo encontrar, um movimento pudesse se produzir e novas disposições aos encontros fossem abertas. No inesperado que surge no movimento dos encontros reside uma chance de que sejam montadas outras possibilidades de ser, de existir, de ver, de narrar e de se relacionar de outros tantos modos, antes impensados. Os encontros dispararam a pesquisa, transformaram-se no próprio campo problemático e também dão nome ao próprio modo pelo qual a investigação aconteceu – por meio de encontros teóricos e literários. A narrativa da dissertação está organizada em três disposições diferentes, não sequenciais e com autonomia entre si: encontrar, rachar e montar. Cada uma delas contém uma narrativa da pesquisa. Operando por fragmentos, a intenção deste trabalho não é de produzir uma totalidade e nem de ser prescritivo. A forma que a narrativa da pesquisa é apresentada busca não só relatar uma investigação, mas convida, também, a um modo de se relacionar com a leitura: que se possa brincar com o texto. Desse modo, a proposta desta pesquisa é de um exercício de abertura: rachar encontros e estranhamentos, através da montagem de um puzzle, para abrir os modos de olhar e de narrar. |