Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Paz, Samyr |
Orientador(a): |
Fragoso, Suely Dadalti |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/249785
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Resumo: |
O objetivo geral desta Tese de Doutorado consiste em investigar a intersecção temporal gerada pela comunicação entre a jogadora e os videogames Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3 durante o gameplay. Adicionalmente, os objetivos específicos são: a) compreender noções de tempo mobilizadas pela literatura dos Game Studies; b) relacionar os conceitos de gameplay e tempo; c) identificar as estruturas temporais de Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3; d) mapear as relações entre jogadora e o tempo no gameplay de Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3; e, e) entender as intersecções entre as experiências temporais da jogadora e as estruturas temporais de Dark Souls: Remastered e Dark Souls 3. Os jogos analisados foram escolhidos pela sua influência cultural na década de 2010 e pelas suas construções temporais em ciclos. O referencial teórico conecta o tempo do videogame e da jogadora por meio do conceito de gameplay, compreendido como uma prática materialdiscursiva, no qual videogame e jogadora são aparelhos que (re)configuram fronteiras entre corpos e sentidos. Este pensamento leva ao entendimento do tempo não como um recipiente de fenômenos, mas sim um entrelaçamento de materialidades e discursos que se desdobram e se costuram aos aparelhos do universo. Os procedimentos investigativos empregam métodos mistos, incluindo: jogar Dark Souls de forma atenta às estruturas temporais; desenvolver técnicas inspiradas na etnografia para coletar gravações das sessões de jogo e alimentar diários de pesquisa; e, aplicar a análise formal do gameplay para identificar padrões no design do jogo conectados às estruturas temporais. A análise identificou os seguintes padrões que informam a temporalidade do gameplay: personagem da jogadora, mundo do jogo, combate, chefes e sistema multijogadora. Estes produzem temporalidades convergentes entre jogadora e videogame, proporcionando que a jogadora faça a expansão da sua vida vivida para o mundo do jogo. Temporalidades são então materializadas nos corpos dos espaços de representação e físicos. O combate organiza ritmos pragmáticos, estética que é potencializada no encontro com os chefes. Por último, o sistema multijogadora permite temporalidades mistas em simultaneidades passageiras e relações assíncronas. |