A performance drag queen gaúcha: uma análise do consumo midiático de drags de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Lopes, Mirella de Almeida Nogueira
Orientador(a): Jacks, Nilda Aparecida
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/263425
Resumo: A cena drag queen origina-se muito antes do que conhecemos hoje como um símbolo pop em filmes, na música ou em reality shows. Presentes na sociedade desde os palcos da Grécia Antiga até as representações sacras italianas, as drag queens já conquistaram seu espaço em apresentações em boates e adquiriram voz e força na representatividade política e militante da comunidade LGBTQIA+. Entretanto, o conhecimento desse nicho ainda tem muito o que ser explorado. Na presente pesquisa, estudamos drag queens de Porto Alegre como audiência, conhecendo seus consumos midiáticos para traçar relações com a criação de suas personas. Para compreender mais a respeito das drag queens, sua montação, história e desdobramentos, nos debruçamos em autores como Vencato (2002), Baker (1994), Santos (2012), Trevisan (2018), entre outros. Sobre consumo midiático, nos baseamos na conceituação de Canclini (1993), Barbosa e Campbell (2006) e Douglas e Isherwood (2005).