Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Silveira, Natália Pacheco |
Orientador(a): |
Maggio, Sandra Sirangelo |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/281512
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Resumo: |
Esta dissertação explora a interação entre elementos autobiográficos e ficcionais no romance de Margaret Atwood Cat's Eye. A análise está estruturada em três capítulos, cada um mergulhando em dimensões distintas desta relação. No primeiro capítulo, o estudo navega pelos conceitos apresentados em diferentes ondas de estudos autobiográficos, examinando a evolução de ideias em torno de tais narrativas, estabelecendo paralelos e distinções com o romance analisado quanto ao que se alinha ou se afasta desses arcabouços teóricos. O suporte teórico ocorre a partir de Misch (1907), Olney (1980), LeJeune (1975), Gusdorf (1980) e outros estudiosos de diferentes ondas. O segundo capítulo dirige o foco para a figura pública de Atwood e sua relação dinâmica com a fama. Ele disseca as implicações das escolhas da escritora na formação de sua persona pública e como essas escolhas ressoam em elementos da obra. Esta seção visa descobrir as maneiras como Atwood trabalha com sua vida pessoal no domínio público e qual o impacto de sua fama nas dimensões autobiográficas do romance. York (2006) e Cooke (2000) são os principais suportes nessa seção. O terceiro capítulo trabalha com a proposição apresentada por Cooke (1992), fazendo uma leitura de Cat's Eye como uma autobiografia fictícia. Essa parte do estudo examina como Atwood desafia noções convencionais de autobiografia no romance, bem como outras contribuições relevantes nessa linha. Estudos como os de Ingersoll (1991), Hite (1995), De Jong (1998) e Banerjee (1990) foram trazidos por sua relevância e conexão com o tema desta tese. Busco contribuir para a compreensão mais ampla de como autores negociam suas experiências pessoais no âmbito da ficção, oferecendo novas perspectivas sobre as diferentes formas como a autobiografia e a ficção autobiográfica se apresentam. |