Histórias do Instituto de Cultura Física de Porto Alegre : (1928-1937)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Dias, Carolina
Orientador(a): Mazo, Janice Zarpellon
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/35839
Resumo: Este estudo histórico teve o objetivo de compreender o processo de constituição do Instituto de Cultura Física (ICF) de Porto Alegre, desde sua fundação em 1928, até o ano de 1937, quando o nome da instituição é modificado. Esta pesquisa se desenvolve dentro dos horizontes teórico-metodológicos da História Cultural, utilizando fontes impressas e imagéticas, as quais foram submetidos a análise documental. O ICF foi um espaço educacional fundado em 1928 na cidade de Porto Alegre, destinado ao ensino de práticas corporais exclusivamente femininas. Nenê Dreher Bercht e Mina Black-Eckert, foram as idealizadoras, diretoras e professoras do Instituto. De origem alemã, ambas portavam uma trajetória no cenário artístico e esportivo de Porto Alegre, que possibilitou a fundação do Instituo e a inserção das mulheres no campo das práticas corporais. Dentre as principais práticas oferecidas pelo ICF estavam a Ginástica Rítmica, Ginástica Corretiva, Ginástica Geral, Ginástica Acrobática, Plástica Animada e Estudo e Improvisação Coreográfica. Alicerçado nos discursos eugenistas e higienistas do século XX, o ICF encontrou grande divulgação na sociedade porto-alegrense principalmente através do jornal Diário de Notícias, propondo-se a desenvolver no corpo feminino a cultura física esperada da mulher moderna. Através da Ginástica Rítmica, principal prática difundida pelo espaço, propunha-se a desenvolver a feminilidade e a graça nas mulheres, bem como a correção dos desvios posturais, que as tornavam menos atraente aos olhos da sociedade. O ICF foi responsável pelo incentivo e a formação das principais precursoras da dança na cidade e, igualmente, pelo início da divulgação das aulas de Dança Clássica na capital.