Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Flôres, Anelis Rolão |
Orientador(a): |
Fuao, Fernando Delfino de Freitas |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/204646
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Resumo: |
A Tese intitulada "A construção da arquitetura de Enric Miralles por meio da collage" tem como objetivo analisar a collage na produção da arquitetura de Enric Miralles (1955-2000), refletindo sobre o seu uso como expressão gráfica nas etapas de criação e desenvolvimento dos projetos. O processo criativo utilizado por Miralles permite a elaboração de um percurso multifacetado e particular, repleto de influências e reinterpretações. Seu trabalho percorreu não somente as conhecidas fotomontagens panorâmicas dos levantamentos do local, como ainda collages remetendo ao léxico surrealista, e gerou uma alternativa à criação restrita de desenhos técnicos e perspectivas eletrônicas, atualmente produzidas estritamente por programas de computador. Demonstrando, assim, um processo rico e transformador dentro do campo da arquitetura que merece ser explorado. O enfoque, para viabilizar o estudo, foi à verificação dos processos metodológicos utilizados por meio da revisão bibliográfica, das visitas às obras do arquiteto e da investigação do material coletado na Fundação Enric Miralles, em Barcelona. A sistematização aqui proposta concerne basicamente na análise e comparação da revisão bibliográfica com os cinco projetos examinados no acervo do arquiteto, Pavilhão de Meditação de Unazuki (1991), Kolonihaven (1996), Vila Pinheiros (1996), Parque Diagonal Mar (1997-2002) e Mercado de Santa Catarina (1997- 2005). Nesse material foram encontrados símbolos de amplo significado, conforme os projetos e etapas em que se encontravam. Símbolos recortados durante a pesquisa e aproximados, que não estavam apenas nos textos e material publicado, mas estavam no acervo dentro das carpetas grogues possibilitando uma leitura sob a ótica dos movimentos de vanguarda artística e amparada no pensamento de Fernando Fuão sobre a poética e retórica. Esta análise confirmou que a continuidade do método projetual com collage tornou-se imprescindível na compreensão deste processo como transcendência para futuros projetos arquitetônicos e urbanísticos. Finalmente, esta pesquisa sistematizou o uso da collage na obra do arquiteto como forma de desvendar suas estratégias projetuais e possibilitar sua aplicação na prática projetual, de modo criativo e transformador, configurando a (re)descoberta de um caminho para a construção de uma arquitetura acumulada de significados e símbolos transmutados. |