Sonhos de Janaína : performance artística, pedagógica e antirracista – para pensar identidades e subjetividades negras

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Silva, Caroline Falero da
Orientador(a): Alcântara, Celina Nunes de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/268158
Resumo: Este texto é resultado de uma pesquisa que tem como campo empírico o processo de criação da montagem e apresentação do trabalho Sonhos de Janaína: Performance Artística, Pedagógica e Antirracista a partir da vivência e das práticas da própria autora, que é também artista e educadora. O objetivo central da pesquisa é o de fazer pensar sobre as identidades e subjetividades de pessoas negras numa sociedade estruturalmente racista e, ao mesmo tempo, propor modos de resistência e antirracistas, sobretudo para os espaços de Educação e Artes. Apresenta-se numa trajetória dividida em cinco partes: a primeira diz respeito à contextualização da trajetória da proponente enquanto mulher negra artista de teatro já há 20 anos. Narra se o envolvimento e trabalho da pesquisadora propositora com as bonecas brasileiras Abayomis desde 2015 e a posterior inserção no âmbito da pesquisa no contexto do Teatro de Animação, especificamente a linguagem do Teatro Lambe-lambe. Apresenta-se também a descrição de todo o processo de montagem do espetáculo Sonhos de Janaína registrado em diários de trabalho, esboços e registro fotográfico, bem como as descrições das primeiras experiências de apresentação de processo em três contextos distintos. Por fim, descreve-se as impressões do trabalho “finalizado” em contato com espectadores/performances analisando-o sob a perspectiva da performance. Como aporte conceitual, tomam-se os conceitos identidade, subjetividade, racismo estrutural, performance da oralitura, tempo espiralar e os autores e autoras Grada Kilomba, Joyce Rodrigues, Leda Maria Martins, Lucas Veiga, Neusa Santos Souza e Silvio Almeida.