Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Fraga, Carlos André Soares |
Orientador(a): |
Peixoto, Marta Silveira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/213452
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Resumo: |
Esta tese trata do papel das representações e meios de representação na con-cepção arquitetônica. Assumindo uma oposição ao entendimento das repre-sentações como um simples reflexo de uma concepção puramente mental, seu território é delineado sobre as ideias de autores como Alfonso Corona Martí-nez, Robin Evans e Donald Schön, e o estabelecimento da noção de que con-cepção e representação são constituintes de uma mesma realização com im-plicações mútuas. Nesse contexto, a tese gira em torno da questão da existên-cia e possibilidade de identificação de atributos das representações e meios de representação – e também de circunstâncias operacionais a partir de seu uso – que sejam capazes de demonstrar como pode se dar uma tal agência das re-presentações e meios de representação na concepção que aqui se defende. A argumentação nesse sentido vai-se entretecendo apoiada nas ideias de auto-res nos campos da arquitetura, das artes e da filosofia, conjuntamente com a análise e exemplificação dos pontos levantados através de representações de concepção de projetos existentes e publicados. O entendimento sobre o papel das representações e meios de representação busca a ampliação do conheci-mento sobre o que está em jogo na concepção do projeto por um aspecto con-siderado de fundamental importância em uma época de constantes novidades na área. |