Noche e Huarache de miguel Bernal Jiménez : análises e comparações de gravações baseadas no estudo do andamento e caráter

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Yep, Arturo Sherman
Orientador(a): Gerling, Cristina Maria Pavan Capparelli
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/114691
Resumo: No presente trabalho, as peças Noche (número 3) e Huarache (número 4) das oito que integram a Suíte Carteles de Miguel Bernal Jiménez (México: 1910-1956) serviram de base para analisar e comparar três gravações de pianistas mexicanos e seis gravações de três pianistas brasileiros. As gravações foram analisadas com relação ao andamento e suas micro flutuações (timing), visando os aspectos comuns e discrepâncias como ponto de partida das várias possibilidades interpretativas. Foi avaliada a influência das análises e das escutas de gravações dos pianistas mexicanos apresentadas aos pianistas brasileiros. As gravações dos pianistas mexicanos já estavam disponíveis publicamente. Os pianistas brasileiros concordaram voluntariamente em participar deste estudo gravando duas vezes as duas peças: antes e depois de conhecerem os dados básicos tais como título e compositor, as análises estruturais, as análises retóricas e as gravações dos pianistas mexicanos. Os dados extraídos das gravações foram analisados através de softwares especializados e revelaram semelhanças de variações de andamento na peça Noche (Adagio) com respeito à análise estrutural apresentada. Em referência à análise retórica não foram detectados traços comuns. Com respeito à peça Huarache: (Allegro pesante) não foram encontradas semelhanças na variação dos andamentos adotados. Os gráficos gerados das gravações dos pianistas brasileiros permitiram estabelecer a existência de semelhanças e diferenças no desempenho do andamento, como resultado da influência das informações disponibilizadas. Não foi possível estabelecer um padrão de comportamento do andamento baseado em semelhanças entre interpretações de pianistas mexicanos e brasileiros.