Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2000 |
Autor(a) principal: |
Santos, Vera Lucia Bertoni dos |
Orientador(a): |
Pillar, Analice Dutra |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/200608
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Resumo: |
Este trabalho busca compreender a construção do conhecimento teatral na infância, considerando, por um lado, a evolução da atividade simbólica de caráter espontâneo da criança e, por outro, os modelos tradicionais de ensino do teatro adotados na educação infantil institucional, como aspectos opostos a concorrerem para esse processo. A perspectiva que esta pesquisa adota identifica-se com as abordagens contemporâneas do ensino do teatro, concebido como um sistema de conhecimento, e í~laciona a s;.~a prática à postura construtivista. Na medida em que o enfoque teórico predominante nas análises realizadas é a epistemologia genética, apresenta-se, além dos aspectos gerais dessa teoria, um estudo detalhado enfocando as relações entre a atividade lúdica e a construção do conhecimento, bem como as implicações pedagógicas da contribuição de Piaget, relacionadas ao problema central que motivou o trabalho de campo. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, do tipo etnográfico, optando-se pela modalidade de estudo de caso, sendo o local escolhido para a coleta dos dados uma Instituição de educação infantil localizada na cidade de Porto Alegre. Os dados foram obtidos através de entrevistas com crianças (entre 3 e 6 anos de idade) e as suas respectivas professoras, mediante a intervenção direta da pesquisadora. A análise dos dados revelou aspectos do processo de desenvolvimento do pensamento das crianças investigadas e permitiu conhecer a natureza dos obstáculos que a ação pedagógica significa à prática dos jogos simbólicos coletivos, que, conforme Piaget, tenderiam a evoluir para a elaboração teatral. Conclui-se que o teatro, da maneira em que é praticado na escola investigada, subordina-se a objetivos utilitários e disciplinadores (no sentido coercitivo) e vincula-se a concepções de ensino que não condizem com os ideais de educação contemporâneos. Esses aspectos indicam a falta de conhecimento a respeito das relações de continuidade entre o jogo simbólico e a representação cognitiva, entendida neste trabalho como um problema que atinge a educação infantil como um todo, comprometendo seriamente a base de um projeto pedagógico que se pretenda envolvido na construção de sujeitos autônomos. |