Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Reis, Samantha Karlia Rodrigues |
Orientador(a): |
Santos, Alexandre Ricardo dos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/259165
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Resumo: |
A presente dissertação investiga o Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte do Amazonas e suas ações preservacionistas no acervo artístico do Estado no período de 1997 a 2016. A hipótese central desta pesquisa é que a implementação do Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte, em 1997, e suas intervenções preservacionistas, foram responsáveis pela atual valorização e preservação do acervo artístico da Pinacoteca do Estado. Como complemento a essa hipótese, a pesquisa defende que a formação e profissionalização da primeira equipe de conservadoras-restauradoras, foi responsável direta pela constituição e estruturação do acervo artístico da Pinacoteca do Estado. A dissertação também confirma a hipótese secundária, surgida ao longo da investigação, de que a coleção de obras de arte do acervo representa um legado cultural para o Estado, ao preservar memórias, simbologias, artistas e histórias que configuram fontes relevantes para a compreensão da história da arte no Amazonas. Confirma, ainda, a premissa de que a existência do acervo artístico da Pinacoteca se deve à estruturação inicial e, principalmente, às primeiras intervenções preservacionistas realizadas pelo Ateliê de Conservação e Restauro de Obras de Arte. |