A formação da Pinacoteca Ruben Berta: “entre a arte e o progresso”

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Silva, Luiz Mariano Figueira da
Orientador(a): Albuquerque, Fernanda Carvalho de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/223616
Resumo: Este trabalho investiga os elementos e processos que colaboraram para a formação da Pinacoteca Ruben Berta, em Porto Alegre, no período de 1964 a 1969. A hipótese central desta pesquisa é que a formação da Pinacoteca, inserida no movimento de fundação de Museus Regionais pelo país, na década de 1960, só foi possível devido a um “projeto civilizatório” de desenvolvimento econômico e cultural de caráter conservador, que teve suas raízes na elite comercial e industrial paulista a partir dos anos 1940. Como complemento a esta hipótese, esta dissertação defende que a formação da Pinacoteca, dentro do movimento de criação de uma série de Museus Regionais pelo país, está inserida na conjuntura que levou ao golpe civil-militar de 1964, apoiando a ideologia do Governo Militar, num cenário de Guerra Fria, de desenvolvimento e integração nacional, sob a órbita de influência estadunidense. Esta dissertação também confirma a hipótese secundária, surgida ao longo da investigação, de que a existência da Pinacoteca se deve à morte do empresário Ruben Berta, ocorrida em dezembro de 1966 e que precipitou a inauguração do museu em março de 1967, mesmo sem haver um prédio que pudesse abrigar a coleção.