Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Sehn, Thaís Cristina Martino |
Orientador(a): |
Aymone, Jose Luis Farinatti |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/221568
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Resumo: |
Esta pesquisa aborda a leitura em voz alta entre adultos com foco no entretenimento. O projeto foi inspirado na percepção de como os livros infantis se tornam um mediador da interação entre o adulto e a criança. Nesta proposta, intenta-se replicar entre adultos essa conexão percebida; agora não mais por uma necessidade de auxílio, mas sim, por uma vontade de estar com o outro em um momento de entretenimento. Logo, o objetivo geral é contribuir através do design editorial com a promoção de relações positivas entre adultos por meio da leitura em voz alta. No processo investigativo a metodologia escolhida foi a Teoria Fundamentada em Dados e, junto com esta, utilizaram-se protótipos experimentais. A abordagem da pesquisa se alinhou ao Design Positivo. Dessa forma, buscou-se encontrar possibilidades de projeto que melhorassem o bem-estar subjetivo dos usuários, focando-se principalmente no aspecto social do livro. Nos primeiros estudos exploratórios foi observada a dinâmica da leitura oral que acontecia naturalmente em pares e em grupo. Com base nesses resultados, os protótipos realizados passaram a ter diretrizes mais delimitadas para o usuário, as quais envolviam leitura, desenho e pintura, assim como abrangiam tanto pessoas que já se conheciam previamente como desconhecidos. Foram desenvolvidos dois protótipos físicos: The Listener’s Book e O Alienista – para ser lido a dois. O primeiro consistia em um livro específico para os ouvintes utilizarem quando estivessem ouvindo a leitura. Em suas páginas, ao invés de conter texto, foram oferecidos espaços para desenhar que acompanhavam o ritmo de leitura do "livro do autor". O segundo apresentava a proposta do modelo editorial Leitura Distribuída. Nessa edição o conteúdo foi dividido de forma alternada em dois volumes para ser lido em voz alta por duas pessoas juntas: um volume continha os capítulos pares e, o outro, os ímpares; naqueles em que o texto estava ausente foram disponibilizadas ilustrações para serem coloridas pelo ouvinte. Os protótipos se mostraram satisfatórios dentro do objetivo proposto e propiciaram aos leitores momentos de interação, relaxamento e aproximação. Através de seus resultados foi possível estabelecer diretrizes a serem seguidos em outras propostas de design com o foco na leitura compartilhada. |