Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Barbosa, Laissy Tayña da Silva |
Orientador(a): |
Pavani, Cinara Ferreira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/188291
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Resumo: |
A crítica feminista é um modelo teórico que propicia discussão acerca do espaço de publicação e representação das mulheres na literatura. Tendo em vista essa perspectiva teórica, o intuito dessa pesquisa é pensar a relação do espaço por meio das personagens femininas nas narrativas A ilha sob o mar (2014), de Isabel Allende, e Compaixão (2009), de Toni Morrison, além de evidenciar o espaço social em que tais personagens foram construídas. O romance histórico de Allende é contextualizado durante a colonização do Haiti e tem como fio condutor a jornada de quatro personagens femininas, Zarité, Eugênia, Rosette e Violette. A narrativa de Morrison, por sua vez, retrata a colonização dos Estados Unidos da América, destacando a vida de Florens, Rebekka, Sorrow e Lina em uma mesma propriedade. A discussão se devolve a partir do estudo da crítica feminista, assim como da relação do espaço casa e espaço corpo na representação de mulheres no período colonial, visto que eles eram espaços limitadores do papel social da mulher. A partir dessa discussão, argumenta-se acerca da congruência temática de Allende e Morrison, de modo a deixar evidente a interseccionalidade de gênero, de raça e de classe nas narrativas. |