Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2009 |
Autor(a) principal: |
Dall'Olmo, Alecsandro |
Orientador(a): |
Silva, Marta Isaacsson de Souza e |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/17245
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Resumo: |
O estudo busca contribuir para a reflexão sobre a experiência do bailarinoator sobre a cena contemporânea, onde se exige a presença de um corpo concreto, mas igualmente um corpo pensamento; um corpo capaz de captar seu espaço exterior e ao mesmo tempo um corpo transparente, revelador de seu avesso. Na intersecção dança e teatro, o estudo reconhece o papel preponderante de Vaslav Nijinsky, Pina Bausch, Antonin Artaud e Jerzy Grotowski no surgimento deste novo sujeito da cena e a influência do fazer no bailarino em Porto Alegre e examina, à luz de referenciais filosóficos questões referentes ao movimento como impulsão vital, ao corpo-pensamento, a autoria e a presentificação. Nesta perspectiva, o movente imaginado por Artaud e delineado por Nijinsky encontra eco no bailarino-ator de Pina Bausch. Grotowski e a coreógrafa alemã encontramse no empenho pela libertação do corpo e na realização de procedimentos capazes de promover o mergulho profundo do artista sobre si mesmo. Assim, o bailarino aparece, em última instância, como autor de um novo corpo, obra artística que incita à recriação da organização do mundo. |