Lã crua, fios da memória : mulher, artesanato e patrimônio cultural do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Oliveira, Letícia de Cássia Costa de
Orientador(a): Dalla Zen, Ana Maria
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/203242
Resumo: Este trabalho foi realizado com a finalidade de reunir subsídios que permitam que se interpretem quais são as relações que se estabelecem no processo do saber-fazer tradicional e de referência cultural do artesanato com lã crua produzido pelas artesãs do Rio Grande do Sul. A sua justificativa refere-se ao espaço de protagonismo, valorização social e cultural e atividade econômica importante para a vida da mulher que o artesanato assumiu, e sua importância como elemento do patrimônio cultural gaúcho. Os seus objetivos foram compreender como ocorre a inserção do saberfazer da lã crua nos artefatos produzidos por mulheres no processo de constituição do patrimônio cultural gaúcho; identificar as relações sociais, afetivas e de memória que são construídas em torno do artesanato com lã natural; e analisar o papel dessa produção na construção da identidade cultural das mulheres do meio rural gaúcho. As questões de pesquisa buscaram compreender qual é a contribuição desses artefatos produzidos pela mulher gaúcha como representação do patrimônio cultural do Rio Grande do Sul e quais são as relações que se estabelecem entre as artesãs, na perspectiva do protagonismo e valorização social, cultural e econômica da mulher no Estado. A fundamentação teórica incluiu análise da literatura sobre patrimônio cultural e sua dimensão política e sobre o artesanato como referência cultural, integrados a uma imersão histórica na gênese da mulher gaúcha para consolidação do Território da Lã como conquista feminina. Sob a abordagem de pesquisa qualitativa, foi constituída uma cartografia do saber-fazer da lã no Rio Grande do Sul por meio de dezoito entrevistas com artesãs. Para fundamentá-la, foi feita uma pesquisa bibliográfica para identificação, elucidação e entrelaçamento dos conceitos, acompanhada da análise documental dos dados coletados anteriormente pela pesquisadora, como também em bases de dados, dissertações e teses, artigos e matérias de jornais, entrevistas transcritas e imagens capturadas no trabalho de campo. A análise dos dados permitiu a conclusão que o saber-fazer da lã de ovelha, no contexto das lidas campeiras, demonstra forte presença do patriarcado e de subjugação da mulher ao homem rural, seja na figura paterna seja do marido. Mesmo entre as mulheres persiste a visão de que o poder masculino é mais forte do que a sua condição feminina. E o artesanato, para elas, é ainda considerado como um labor intrínseco à mulher para manter sua sobrevivência cotidiana.