Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Pimentel, Juliano Rodrigues |
Orientador(a): |
Rossini, Miriam de Souza |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/114432
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Resumo: |
Este estudo tem como tema o espaço fílmico. Com ele propõe-se compreender como o espaço fílmico organiza esteticamente algumas noções de intimidade através das ocorrências dos espaços simbólicos de reclusão propostos por Bachelard: a casa, o ninho e o canto. Para tanto, a pesquisa desdobra-se em dois eixos teóricos: o espaço como uma construção técnica e o espaço como uma construção simbólica. Através disso, na primeira parte, observa-se como a estética e técnica fílmicas abordam a construção imagética do espaço, do surgimento da câmera fílmica até hoje. Junto disso, explora-se como o espaço abriga a narrativa do cinema ficcional e como se organiza o ponto de vista que enuncia este espaço. Na segunda parte, apresenta-se o conceito de simbólico a partir de Barthes (1990); e os conceitos de espaços simbólicos de reclusão e intimidade a partir de A poética do espaço de Gaston Bachelard (2012), e em que medida eles são articulados por elementos simbólicos nas imagens representantes dos espaços. Esta possibilidade teórica resulta em um instrumento de análise que ajuda a mapear esse tipo de ocorrência nas imagens fílmicas. O resultado da discussão teórica é testado e analisado em um movimento de análise fílmica. Foram considerados quatro curtas-metragens baseados/adaptados do conto Pela passagem de uma grande dor, de Caio Fernando Abreu, por se pautarem esteticamente, assim como a Poética do espaço, por uma temática da intimidade. Os filmes são: Morangos Mofados (Corveto, 1987); Pela passagem de uma grande dor (Polidoro, 2005); Pela passagem de uma grande dor (Mainhard, 2007); e Desespero agradável (Machado, 2010). Os resultados encontrados apontam para diferentes organizações estéticas dos espaços de reclusão e intimidade postulados por Bachelard (2012) nos filmes analisados. |