Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Paz, Luciana Athayde |
Orientador(a): |
Icle, Gilberto |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/216889
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Resumo: |
Esta tese busca pensar a aproximação entre performance e currículo, e suas reverberações, no espaço escolar. Inscreve-se no campo que entretece Performance e Educação, tendo como referência duas acepções de performance: a arte e as performances sociais. No que tange aos currículos, alia-se às teorias pós-críticas da educação; dessa forma, compreendendo-os para além de documentos burocráticos, uma vez que são constituídos por intermédio das práticas e das relações que se estabelecem na escola. Para realizar a aproximação proposta, no primeiro momento fez-se uma análise das ocupações estudantis como performance; com isso foi possível relacionar os modos como habitamos a escola com a produção de saberes e processos do aprender. No segundo momento desenvolveram-se grupos de criação em performance em três Institutos Federais do Rio Grande do Sul. As criações foram impulsionadas pela reativação da memória das ocupações estudantis, e indagou-se aos grupos como ocupar a escola no tempo presente. Os processos de criação tiveram a performance também como metodologia de análise, o que permitiu tanto visualizar os procedimentos que compõem as criações em performance, quanto pensar as atuações naturalizadas do espaço escolar. A trama que emergiu de tal análise evidenciou as operações de suspensão, profanação e criação como três grandes linhas que norteiam as práticas de criação em performance e que transpostas para práticas educativas oportunizam vislumbrar e circunscrever currículos-performance. A base teórica é constituída a partir da inspiração na obra foucaultiana, em especial, as noções de corpo dócil, função autor, heterotopia, corpo utópico e no exercício de pensar de outros modos a partir da sua arqueogenealogia. Tal exercício é entretecido com a noção de experiência de Larrosa (2015), de formação-experiência de Dias (2012) e de cultura da presença de Gumbrecht (2010). Entende-se que o que o teatro de formas animadas possui de formativo é a sua possibilidade de promover deslocamentos: da concepção de um processo de formação calcada na modelização, transmissão e repetição de conteúdos para uma formação-experiência; da formação textocêntrica para a indefinição da situação criativa; e das verdades pedagogizantes para a incerteza. Conclui-se que é uma proposta pedagógica que se opõe à formulas e considera que o processo de construção do conhecimento é mais complexo e se dá por intermédio da ação e, portanto, do corpo. |