O pincel é mais forte que a espada: construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai na obra de Pedro Américo e Juan Manuel Blanes (1830-1889)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Barbosa, Luciana Coelho
Orientador(a): Souza, Susana Bleil de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Art
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/200684
Resumo: A presente tese de doutorado tem como objetivo central analisar a construção das identidades nacionais de Brasil e Uruguai por meio das obras dos pintores Pedro Américo e Juan Manuel Blanes. A vinculação das identidades nacionais a perspectivas de cunho estético-político foi fundamental para a consolidação dos Estados Nacionais latino-americanos. Na segunda metade do século XIX, por meio da pintura histórica, os governos de Brasil e Uruguai tentavam forjar em imagens a memória nacional que assumia a missão de educar seus espectadores por meio de eventos exemplares do passado. Como pintores de História, Juan Manuel Blanes e Pedro Américo buscavam, mesmo considerando que a liberdade artística deveria ser respeitada, atuar em consonância com determinados projetos políticos. Nesse sentido, pode-se inferir que a análise da trajetória dos pintores contribui para a compreensão da formação da memória institucional em seus respectivos países.