Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Stalivieri, Rita Daniela Castanho |
Orientador(a): |
Cattani, Airton |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/279218
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Resumo: |
O livro impresso passou por muitas mudanças desde a sua criação até ser mais reconhecido na forma e no material com os quais estamos acostumados. Com o advento das tecnologias informatizadas da virada do século XX, discutiu-se muito a possibilidade do fim do livro no seu formato físico, em papel; no entanto, ele continua disponível nas estantes das livrarias físicas e nas páginas online dessas mesmas livrarias. O interesse da autora por livros impressos e pelo mercado editorial contemporâneo levou a um questionamento em relação às razões pelas quais os livros geralmente obedecem a normas convencionais de construção. Esse questionamento se intensificou após um estudo sobre livros de artistas e livros-objeto e aumentou o interesse em pesquisar essa variação na produção e estudar os diferentes conceitos de livro existentes. A ênfase, por fim, recaiu sobre o interesse principal de aprofundar os estudos na área da produção gráfica editorial, enfocando os livros em papel, o que inclui o projeto gráfico em si e todos seus aspectos conceituais, todas as criações diferenciadas que fogem a regras convencionais de produção, que a autora conceituou como desvios normativos. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar desvios normativos propiciados pela materialidade do livro, procurando evidenciar quais os recursos e estratégias utilizados pelos designers na criação de obras que não atendem/não correspondem aos cânones gráficos. A fim de atingir esse objetivo, é apresentado um histórico do livro, no âmbito mundial e nacional, além de um histórico do estabelecimento das regras e normas técnicas de estruturação que regem a construção dos livros. Também são listados os principais elementos técnicos que caracterizam um livro impresso (partes do livro), e apresentados os diferentes conceitos de livro: o livro-objeto, o livro de artista, o livro-obra, o livro convencional e o livro experimental, além de oferecer um panorama do cenário do mercado editorial brasileiro da produção de livros no geral, e um cenário sobre a produção de livros contemporâneos. Como procedimento metodológico, foi feito um mapeamento prévio de editoras e livros que apresentam propostas diferenciadas e conceituais no seu projeto gráfico e, após esse mapeamento, foi feita a escolha e a definição das obras que foram analisadas seguindo alguns critérios definidos (de escolha e de análise) para melhor elucidar todos os desvios normativos encontrados nas obras selecionadas. A partir da análise, identificaram-se elementos que podem influenciar diretamente na construção do objeto livro, bem como foi apresentada em uma síntese de todos os desvios normativos presentes identificados em cada obra analisada. Com a pesquisa pretendeu-se mostrar como esses desvios podem contribuir para a originalidade de uma obra e da área do design editorial, valorizando os profissionais de design gráfico e os projetos autorais. |