Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Santos, Nádia Maria Weber |
Orientador(a): |
Pesavento, Sandra Jatahy |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/12741
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Resumo: |
A realização deste texto envolve um exercício interdisciplinar, que possui o intuito de perceber a forma pela qual os escritos de si são reveladores de sensibilidades sobre a loucura. A partir do diálogo da História Cultural com a Literatura e com a Psicologia Analítica lançam-se luzes nas fontes da ficção e dá-se a voz ao próprio louco. Ele conta sua história. Ele expressa sua sensibilidade sobre sua doença, sobre o meio que o abriga e sobre o mundo em que vive. São analisados três conjuntos de textos - romance, diário e cartas – que versam sobre loucura e internações em hospícios. Revisitando a história da psiquiatria brasileira nas primeiras três décadas do século XX e cruzando com a vida e obra dos três autores e de personagens da ficção, em que alguns escrevem seus textos durante hospitalização em manicômio, descortinam-se nuanças na sensibilidade fina destes escritores. Alguns aspectos deste longo processo de rupturas e permanências, que foi o complexo movimento de institucionalização da loucura no Brasil, poderão ser percebidos e avaliados sob um outro enfoque, desde dentro dos escritos de pessoas que, de alguma forma, se viram envolvidas com esta temática. A literatura, neste sentido, aparece como uma fonte profícua para este fim. |