Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Duzzo, Flávia De Lima |
Orientador(a): |
Cattani, Icleia Maria Borsa |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/115177
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Resumo: |
A temática das ausências no desenho foi pesquisada neste estudo com a pretensão de verificar se elas o comporiam do mesmo modo que as áreas quando recebem inscrições repetitivas ou intervenções sequenciais. Investigou-se, também, em que medida a ação de apagar pode ser considerada como investimento na construção cfo trabalho. Referendada na minha produção, aprofundei as instâncias: áreas de não desenho, áreas de apagamento e áreas de desgaste de inscrições. Pelos preceitos da Poiética na abordagem de René Passeron e pelos aportes da teoria da Formatividade de Luigi Pareyson, desenvolvi a análise da fatura desses trabalhos que resultam de ações repetitivas e automatizadas, considerando-se aspectos como: manualidade, os tipos de gestos, a escolha dos materiais e a passagem do tempo. As teorias apresentadas pelos filósofos Flusser e Focillon sobre os gestos, bem como os conceitos de Gilles Deleuze sobre diferença e repetição são aprofundados na pesquisa. As lacunas, as retiradas de matéria e os borrados que acontecem nos desenhos afetam o corpo do suporte. Em relação a este tema, Jacques Derrida apresenta reflexões importantes referentes à presença do suporte em trabalhos de pintura, de desenho e na escrita. São importantes para este estudo os referenciais de Roland Barthes, quando utiliza o termo acontecimento ao analisar a relação do artista e a obra que está concebendo, como uma cena em que algo se sucede. Procurou-se, através do cruzamento dos aportes teóricos referidos, obter um instrumento de análise para pensar a ausência no desenho como uma instância possível. |