Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Ccama, Yhonatan Jesus Iquiapaza |
Orientador(a): |
Nedel, Luciana Porcher |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
eng |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/279214
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Resumo: |
A maioria das ferramentas de Análise Visual de Dados na literatura foca em ambientes convencionais Desktop, onde interações via mouse e teclado são tipicamente usadas. Em bora tais ferramentas possam ser extremamente eficientes para muitas tarefas analíticas, a natureza exclusivamente bidimensional tanto das interações quanto das exibições em am bientes Desktop pode, em alguns casos, dificultar a percepção de detalhes ou correlações que poderiam ser mais evidentes em uma visualização tridimensional dos dados. Hipo tetizamos que o uso combinado de exibições convencionais e visualizações holográficas em Realidade Aumentada (RA) pode, portanto, ser útil em tais circunstâncias. Propo mos um novo protótipo para Análise Visual de Dados em Ambientes Híbridos, chamado DeAR(Desktop +RA,ouseja, combinando Desktop eRealidade Aumentada para Análise Visual de Dados). Para uma validação inicial de nosso protótipo, discutimos dois cenários de uso que de monstram como nosso design apoiaria tarefas comuns de visualização integrando visu alizações 2D e 3D dos dados. No primeiro cenário, um analista usa o DeAR para interagir com duas visualizações diferentes (gráfico de barras e de dispersão), uma em uma tela convencional e a outra vista como um holograma tridimensional. No segundo cenário, dois participantes trabalham juntos, realizando tarefas similares, mas colaborando de forma assimétrica, cada um interagindo com um paradigma de visualização diferente. Também discutimos um design de experimento que permitirá uma avaliação controlada de nossa interface em um futuro estudo com usuários. Propomos uma série de tarefas para tal avaliação e discutimos os questionários mais adequados a serem usados. Nossa principal contribuição neste trabalho foi o design e a implementação de um protótipo de prova de conceito para interação com dados em ambientes híbridos (DeAR) combinando interfaces/exibições heterogêneas. Uma contribuição adicional deste trabalho é o design experimental para um estudo com usuários avaliando o desempenho de ambientes híbridos usados por um único participante ou por múltiplos participantes colaborativamente. |