Little women becoming writers: female künstlerroman in Alcott’s little women and Ferrante’s neapolitan series

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Kappke, Nathalie de Souza
Orientador(a): Maggio, Sandra Sirangelo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/248081
Resumo: O presente trabalho traz uma análise das obras Mulherzinhas (1868), de Louisa May Alcott e A Amiga Genial (2015) e História do Novo Sobrenome (2016) – os romances iniciais da Série Napolitana de Elena Ferrante – enquanto Künstlerromane, ou seja, romances de artista. Para tanto, serão comparadas as trajetórias das personagens femininas Jo, em Mulherzinhas, e Lila e Lenù, nos dois primeiros livros da série, a partir de conceitualizações apresentadas por Lago (2017) – mais especificamente com respeito ao Künstlerroman Feminino – acrescidas de contribuições de Langston (2004), Muiño (2017) e Baerdemaeker (2011). O ponto de encontro entre as obras é o fato de as protagonistas da Série Napolitana, de Ferrante, se encantarem com o mundo das letras após a leitura de Mulherzinhas, de Alcott, quando passam a sonhar com o dia em que se tornarão escritoras. Explorando os caminhos de autodescoberta que as três personagens perpassam, na posição de jovens/meninas que desejam se tornar escritoras, examinaremos também questões referentes à escrita e autoria feminina. O objetivo da pesquisa é investigar a construção das obras escolhidas enquanto romances de artista femininos, atentando para os contextos históricos conflituosos nos quais se desenrolam as histórias: em Mulherzinhas, a Guerra Civil Americana; e nos livros de Ferrante, a Itália do Pós-guerra, nas décadas de 50 e 60. Enfim, este trabalho se destina a investigar a representação da mulher artista na literatura de Alcott e Ferrante, visando contribuir para os estudos do gênero Künstlerroman.