A walk with Catherine and Jane : the exposure of gothic conventions in Emily Brontë’s Wuthering Heights and Charlotte Brontë’s Jane Eyre

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Moura, Caroline Navarrina de
Orientador(a): Maggio, Sandra Sirangelo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: eng
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/172913
Resumo: O objetivo desta dissertação é apresentar uma leitura de O Morro dos Ventos Uivantes (1847), de Emily Brontë, e de Jane Eyre (1847), de Charlotte Brontë, com foco nas convenções góticas contidas nas duas obras e observando as maneiras como tais convenções interferem nos movimentos das duas protagonistas, Catherine e Jane, cada uma lutando para se adaptar ao seu espaço e, ao mesmo tempo, para realizar seus anseios. Apesar de as duas obras serem estruturalmente diferentes uma da outra, ambas compartilham uma atmosfera gótica intensa, bem como uma consequente densidade psicológica que influencia a disposição mental das duas protagonistas. A leitura dos dois romances foi conduzida com a finalidade de explorar as relações encontradas entre os aspectos estruturais, sociais e psicológicos envolvidos, ressaltando os elementos góticos que representam os desafios que Catherine e Jane são forçadas a enfrentar. A obra The Coherence of Gothic Conventions (1986), da crítica literária Eve Kosofsky Sedgwick, é utilizada para identificar e contextualizar a capacidade que as imagens góticas têm de traduzir o peso imposto pelas convenções sociais sobre o processo natural de crescimento das duas protagonistas. Considerando que esse peso é consideravelmente ampliado pelas práticas sociais ligadas a questões de gênero, foi explorado o conceito de Gótico Feminino, como apresentado pela Professora Carol Margaret Davison. Especial atenção é reservada para as imagens relacionadas com espaço – o espaço psicológico necessário para o crescimento emocional das protagonistas; e o espaço físico, que determina onde e como elas devem se movimentar. Aqui o suporte teórico é oferecido pelas poéticas dos elementos primitivos, de Gaston Bachelard, para análise do corpo de imagens apresentadas nos dois romances. A conclusão comenta as soluções encontradas por Catherine Earnshaw e Jane Eyre para abrir caminho e superar os obstáculos que se lhes apresentam; e também ressalta o quanto as convenções góticas conseguem revelar sobre a estrutura social que elas representam.