Performance como tática embriagante

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Borba, Carla Dias de
Orientador(a): Salvatori, Maristela
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Palavras-chave em Espanhol:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/238020
Resumo: A pesquisa Performance como tática embriagante apresenta-se como um espaço de discussão e debate sobre o processo de criação dos trabalhos 7 Cabeças (2003-2018), Espaço de Conflito (2016-2018) e Partituras de um Duelo (2017- 2018). A investigação envolve uma fala instituída pelo corpo e projetada através do corpo, com o propósito de instaurar espaços de partilha e compartilhamento. Os trabalhos abordados neste estudo partem da concepção processual em arte e possuem como estrutura jogos infantis, o que lhes confere aspectos vinculados à noção de edição, repetição e ritualidade. Como desdobramento da prática artística, desencadeiam-se ideias sobre o performativo, a performatividade e o conflito, como elemento estruturante das relações humanas, tendo como um dos eixos centrais o debate sobre o gênero no contexto social e artístico. Dessa forma, desenvolvo como tática poética a reflexão teórico-prática sobre os múltiplos performativos (carimbos, balões, moldes, impressões e objetos), os quais agenciam corpos no envolvimento com a performance, tendo em vista suas regras e possíveis movimentos disruptivos.