Histórias contadas por professoras dos 5° anos ao programar no Scratch : uma possibilidade de ensinar matemática e pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Pereira, Matheus da Costa
Orientador(a): Fioreze, Leandra Anversa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/277572
Resumo: A presente pesquisa de caráter qualitativo buscou responder à seguinte questão: quais conhecimentos relacionados ao Pensamento Computacional e à Matemática dos Anos Iniciais podem ser construídos por professoras dos 5° anos da rede municipal de um município da região metropolitana de Porto Alegre ao criar histórias infantis por meio da programação no Scratch? Como sustentação teórica, apoiou-se no Construcionismo (PAPERT, 1985, 1994; RESNICK, 2020) e no Pensamento Computacional (RESNICK, 2020; BRACKMANN, 2017; WING, 2006, 2010, 2014). Para a pesquisa, foram realizados cinco encontros de formação com professoras dos 5° anos da rede municipal de Educação de um município da região metropolitana de Porto Alegre com atividades plugadas com o Scratch. A proposta formativa buscou promover o aprendizado e o compartilhamento de experiências e recursos relacionados à integração de Pensamento Computacional e Matemática a partir da programação. Esse estudo é de caráter qualitativo e os dados foram produzidos por meio dos projetos realizados pelas professoras no Scratch, dos diálogos entre as docentes ao programarem e das respostas aos formulários propostos em cada encontro. Os resultados evidenciaram que programar histórias infantis com o Scratch pode contribuir com o ensino de Matemática e Pensamento Computacional nos 5° anos do Ensino Fundamental. As professoras participantes da pesquisa modificaram a visão que tinham sobre o Pensamento Computacional passando a entender como uma habilidade essencial para várias áreas do conhecimento. Destacaram também que a programação com o Scratch, como forma de materializar suas ideias e projetos, contribui com suas práticas pedagógicas de modo que pudessem construir conhecimento de maneira criativa e refletir sobre formas de ensinar Matemática e Pensamento Computacional nos 5º anos do ensino fundamental.