Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Scorza, Rossana Filippon |
Orientador(a): |
Paludo, Luciana |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/281950
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Resumo: |
Esta pesquisa pretende evidenciar camadas de memórias que compõem o corpo da autora enquanto bailarina, na sala de ensaio e nos palcos, no percurso de sua vida com a dança, para observar procedimentos de criação em dança. Caracteriza-se como uma pesquisa em arte/dança, desenvolvida na linha de pesquisa Processos de Criação Cênica, no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem como suporte teórico os seguintes autores: Motta (2003), (2008), (2023), Salles (2006), (2008), (2011) e Martins (2021). Ao evidenciar as camadas de memória, traz à tona o primeiro contato da autora com a dança, na Escola de Ballet Marina Fedossejeva (Porto Alegre, RS, 1959 a 1982), onde revela uma camada temporal que a acompanha e reverbera em saberes constitutivos no corpo-presente. A metodologia sustenta-se em pressupostos da pesquisa em arte. No decorrer do processo, a autora impôs-se um intenso estado de atenção, de modo a perceber os rumos de sua criação cênica. Assim, outros procedimentos foram vivenciados: levantamento bibliográfico; observação atenta aos trabalhos na sala de ensaio e anotações; recuperação de saberes, de vivências pessoais da pesquisadora, a partir de documentos (fotos, programas e caderno de notas); escrita de cartas, análise de vídeos. O conjunto desses procedimentos fez com que se apurasse as formas de narrar. Nesse sentido, percebe-se que o recurso da escrita de cartas à dona Marina Fedossejeva, como recurso poético, foi um disparador das memórias. As cartas revelam vivências da autora, entrelaçadas com parte da história de personalidades da dança da cidade de Porto Alegre. Percebe-se, nessas vivências, a constituição de uma poética que é singular e coletiva, ao mesmo tempo. Em termos de resultados, a pesquisa aponta e reconhece a sala de ensaio como ambiente fomentador dos processos criativos, das práticas corporais, dos encontros que constroem comportamentos, os quais denotam modos de fazer em dança, num contínuo trabalho de refazer. De modo indireto, a pesquisa problematiza a ideia de que os corpos podem dançar, à medida que os anos avançam. Nas rememorações registra feitos, contribuindo para o acervo de experiências representativas da dança da cidade de Porto Alegre. Numa atenção e escuta constante às suas referências, a autora pretende que esta dissertação possa se delinear como um caminho metodológico, de observação e registro, para as futuras gerações de pessoas que praticam a dança. |