Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2024 |
Autor(a) principal: |
Machado, Edilaine Ricardo |
Orientador(a): |
Icle, Gilberto |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/276559
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Resumo: |
Esta tese tem como principal objetivo criar uma proposição para a Pedagogia do Teatro orientada pelos Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros, em confluência com a Lei 10639/03 e com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais. Com base em suas experiências profissionais na condução da Oficina de Teatro e Cultura Negra, e em duas edições do curso de formação de professoras A abordagem da cultura negra no trabalho de sala de aula – promovidos respectivamente pela Secretaria Municipal de Educação de São Leopoldo e Estância Velha (RS - Brasil) –, a autora empreendeu a realização de uma pesquisa de caráter teórico/prático/experimental nos cursos de Licenciatura em Teatro do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal de Santa Maria). Foi realizado um curso com quatro turmas de alunas licenciandas em Teatro, no qual foram experimentados elementos da cultura de matriz africana como ações pedagógicas e/ou recursos metodológicos para o ensino do fazer teatral. Esses cursos foram registrados em um diário de campo e, também, por intermédio de áudio, vídeo e fotografias. Tais registros constituíram o material empírico para análise dos dados. Para fundamentação teórica, o trabalho estabeleceu um diálogo entre a Pedagogia do Teatro, os Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros e a Educação das Relações Étnico-Raciais. A pesquisa revela que, por meio de elementos lúdicos das manifestações culturais negras, ilustrativas dos Valores Civilizatórios Afro-Brasileiros, foram trabalhadas noções teatrais como a presença cênica, a criação da cena a partir de experiências pessoais, a energia e a comunhão de grupo. No contexto desta pesquisa, as referidas noções foram discutidas a partir dos conceitos de Ancestralidade, Oralidade, Circularidade e Energia Vital/Axé. Entende-se que esses princípios possibilitam a abordagem da Pedagogia do Teatro desde uma outra perspectiva epistêmica, de forma a educar não apenas para o fazer teatral, mas também para a instauração de relações raciais mais equânimes nos espaços escolares e, consequentemente, na sociedade como um todo. |