Um estudo sobre a digitação a partir da peça Caleta el Membrillo para violão de Guillermo Rifo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Paschero, Nahuel Romero
Orientador(a): Carvalho, Any Raquel Souza de
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/140214
Resumo: O presente trabalho trata da digitação ao violão como um processo com diferentes instâncias, as quais contribuem para a tomada de decisões interpretativas e sua fundamentação. A digitação grafada existe desde os primórdios da história do violão, mas, comparada com a técnica instrumental, sua abordagem analítica resulta escassa. A partir da revisão de literatura sobre o tema, construí um referencial teórico e prático que serviu para digitar a obra “Caleta el Membrillo” do compositor chileno Guillermo Rifo (2012) de forma sistemática, a qual se apresentava sem digitações grafadas. Após analisar diversos trechos musicais e propor diferentes soluções digitais para cada um, dentro dos marcos preestabelecidos, grafei a partitura final com as minhas escolhas.