Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Araujo, Jeias Silvestre Silva de |
Orientador(a): |
Araújo, Marcos Vinícius |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/265120
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Resumo: |
O presente trabalho teve como objetivo trazer características da prática de dedilhados ternários e a sua relação com os dedilhados binários na execução de escalas ao violão. A fim de situar o objeto do presente estudo no escopo sugerido por Ray (2011), inicialmente buscou-se entender o percurso da técnica em sua origem fundamental até às técnicas oriundas nos séculos XX e XXI, nomeadas técnicas estendidas/expandidas debruçados no referencial teórico metodológico, buscamos parâmetros vinculados à prática escalar. Souza Barros (2008) e Palmer (2012) orientaram o traçado de parâmetros através dos seus respectivos trabalhos. A pesquisa resultou num estudo de caso, que contou com a participação de dois violonistas em nível de pós-graduação, gerando dados avaliados a partir da análise temática dos mesmos. Os resultados apontam para a uma tendência à semelhança nos modos de preparação da performance escalar em ambos cenários a partir da observação da presença de parâmetros de uso de dedilhados presentes na literatura sobre o tema. |