Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2008 |
Autor(a) principal: |
Figliuzzi, Adriza |
Orientador(a): |
Seffner, Fernando |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/15516
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Resumo: |
O objetivo desta dissertação é analisar diferentes representações de masculinidades nas 13 edições da revista Quatro Rodas veiculadas no ano de 2006, o que compreende os números de 548 até 560, e também em um encarte especial, referente ao Salão do Automóvel, que veio acompanhando a edição do mês de Outubro. Como referenciais teóricos, foram utilizadas contribuições dos Estudos Culturais e de Gênero, em aproximação com a perspectiva pósestruturalista. As imagens, propagandas e reportagens escolhidas para a pesquisa, em alguma medida, destacaram-se por associarem de maneira mais oportuna as possíveis masculinidades engendradas nos itens e assuntos evidenciados para análise. As identidades de gênero e sexualidades presentes na mídia posicionaram-se como um dos vieses que possibilitaram tais escolhas. Entende-se gênero como possíveis modos de ser homem e de ser mulher, isto é, diferentes possibilidades de se viverem as masculinidades e feminilidades, sendo estas contingentes e cambiantes e apresentando caráter social e cultural. A mídia é tida aqui como uma pedagogia cultural que ensina sobre práticas culturais e sociais – nesta análise, as práticas de gênero. Busquei tirar proveito de assuntos do cotidiano automobilístico para pensar na construção de masculinidades. As feminilidades também foram contempladas, por entender que as relações sociais entre homens e mulheres são relacionais. Os enfoques temáticos ficaram assim distribuídos: Carro: imagem e semelhança do dono, Carros musculosos: força e poder, Competição: coisa de carros e de homens, Contemplar paixões: uma performance de amor romântico; e De homem para homem: representações de masculinidades. Observou-se que o carro se produz como um objeto do mundo masculino, algo construído desde a infância. Foi possível perceber que a revista Quatro Rodas dispõe da heterossexualidade como uma prática naturalizada, aquela que é considerada “normal”. As questões evidenciadas nas revistas analisadas tiram proveito de assuntos cotidianos e enfatizam o regime da heteronormatividade. A posição social do homem está relacionada ao tipo de carro que possui, bem como ao conhecimento que demonstra ter sobre os carros e o mundo automobilístico de maneira geral. |