Empréstimo musical em peças para violino e piano : três obras de Silas Palermo baseadas em canções de Asaph Borba

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Borba, André Rocha de Souza
Orientador(a): Gerling, Fredi Vieira
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/265929
Resumo: Esta pesquisa analisa a relação entre três peças para violino e piano do compositor brasileiro Silas Palermo (1970-presente) e canções do cantor e compositor evangélico Asaph Borba (1958-presente). Utiliza-se como referencial teórico a perspectiva de Empréstimo Musical, desenvolvida por Burkholder (1994; 1995; 2001), para explorar as conexões entre as composições. A pesquisa é dividida em duas etapas. Inicialmente, é conduzida uma revisão bibliográfica no campo do Empréstimo Musical, apresentando tipologias que direcionam as análises subsequentes. Posteriormente, realiza-se uma análise comparativa entre gravações originais de Asaph Borba - transcritas para notação musical padrão - e três composições de Silas Palermo: "I - Súplica" (baseada em "Ensina me" de Borba), "IV - Propósito" (baseada em "Jesus, em Tua Presença" de Borba) e "IX - Promessa" (baseada em "Infinitamente Mais" de Borba). Nestas análises, demonstrou se claramente os fenômenos de modelagem e paráfrase, conforme as definições de Burkholder (2001b) e Sherr (2001). Além de fornecer uma visão aprofundada das relações musicais entre as peças e canções escolhidas, esta pesquisa contribui para a compreensão das técnicas de empréstimo musical no contexto dessas obras contemporâneas.