Cinema e infâncias : as crianças entre elas

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Pires, Daniela Jardim Strüssmann
Orientador(a): Junqueira Filho, Gabriel de Andrade
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/79674
Resumo: Esta dissertação tem como fio condutor a seguinte pergunta: o que acontece quando as crianças estão entre elas? Elaboro minhas respostas a partir da análise de cinco filmes escolhidos dentre a filmografia dos diferentes módulos da disciplina Cinema e Infância, do PPGEDU, da linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, da FACEDUFRGS. Os filmes são: Meninos de Tóquio (1932); A Guerra dos Botões (1962); O Senhor das Moscas (1963); Os Meninos da Rua Paulo (1969) e Canto dos Pardais (2008). O trabalho busca identificar e compreender o que acontece quando as crianças-personagens dos cinco filmes estão entre elas, analisando estas interações à luz da Sociologia da Infância, explorando alguns de seus principais conceitos – criança, infância, culturas infantis, cultura de pares, reprodução interpretativa. Utilizo como aporte teórico principal SARMENTO (2003, 2005, 2009), CORSARO (2009, 2011), PROUT (2010), QVORTRUP (2010), DELGADO (2006) e BARTHES (1990). As crianças produzem culturas através das relações que estabelecem entre elas e com os outros, sendo significadas como atores sociais e sujeitos ativos no processo de sua socialização. Considerando, portanto, as crianças como seres que estão, sim, em desenvolvimento, mas que protagonizam sua história e agem na sociedade em que estão inseridas, é que olho para as crianças-personagens dos filmes, que são protagonistas do meu trabalho. As análises foram realizadas a partir de três variáveis insistentes em cada filme, e é a partir delas que as cenas foram selecionadas: as crianças, quando estão entre elas: 1) mobilizam-se, engajam-se; 2) entram em conflito; 3) organizam-se para alcançarem seus objetivos. As interações entre as crianças-personagens dos filmes geraram dados riquíssimos para análise, que não se esgotam nas variáveis e nos trechos selecionados.