O pensamento de Beatriz Nascimento : análise do longa-metragem Ôrí (1989)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Silva, Alessandra dos Santos da
Orientador(a): Méndez, Natalia Pietra
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/266033
Resumo: O presente trabalho analisa o longa-metragem Ôrí (GERBER, 1989) a partir do pensamento de Maria Beatriz do Nascimento (1942-1995), historiadora, militante e poetisa negra, que foi responsável pelo texto e narração do longa. Analisamos sua teoria e trajetória, sobretudo sua construção sobre Quilombo e o seu entendimento de continuum histórico. Também buscamos alçar Ôrí como uma obra do Cinema Negro Brasileiro, estabelecendo diálogos entre as perspectivas apresentadas no longa e a história do Cinema Negro no Brasil, as noções de imagem e representação para a população negra e a trajetória de um de seus grandes expoentes e referências, Zózimo Bulbul. Esta dissertação está desenvolvida em três capítulos. No primeiro, se apresenta a construção teórica de Beatriz Nascimento, enquanto historiadora; no segundo capítulo, o debate se estrutura a partir do Cinema Negro, tratando sua história, conceito e diálogo com o Cinema Novo; por fim, no terceiro capítulo, debatemos sobre o Quilombo em Ôrí, aprofundando a análise da relação entre a teoria de Beatriz e a composição do longa.