Jogos de caminhar : gamearte, walking simulator e possibilidades poéticas do espaço virtual tridimensional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Morais, Bruna Dias
Orientador(a): Semeler, Alberto Marinho Ribas
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/230138
Resumo: A presente pesquisa propõe uma poética que é construída a partir de ferramentas de criação de jogos digitais. A proposta de trabalho prático é a criação de espaços virtuais 3D que permitem acessar a obra remotamente e interagir com a mesma. Para tal, o usuário utiliza controles de jogos de videogame ou um mouse e teclado como interfaces de interação. A pesquisa busca refletir sobre a relação da arte com os jogos digitais e também sobre a experiência de caminhar pelo espaço urbano e o ato de percorrer um espaço virtual tridimensional, que é uma experiência recorrente em muitos jogos digitais. A pesquisa também trata de labirintos e sua relação com o videogame, além dos erros digitais (glitches) e de como eles podem ser explorados no campo das artes visuais.