Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Penido, Gabriel Guimarães |
Orientador(a): |
Cunha, Antônio Carlos Borges |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Palavras-chave em Inglês: |
|
Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/81607
|
Resumo: |
O presente trabalho consiste em uma reflexão sobre os procedimentos criativos de um conjunto de composições, relacionada aos conceitos de memória/memorial e identidade. Identidade que está conectada ao procedimento de criação musical e à busca por um conjunto de signos, atitudes e decisões que possam contribuir, de certa forma, para a constituição de uma identidade sonora. O primeiro capítulo compreende uma revisão sobre os conceitos de memória/memorial e identidade, abordando questões sociais, culturais, artísticas e, principalmente, musicais associadas a esses temas. Os capítulos seguintes investigam as composições individualmente, ressaltando o referencial específico e as considerações estéticas que envolveram o ato composicional. O capítulo conclusivo expõe os elementos, decisões e atitudes composicionais utilizadas e reutilizadas, que circundaram a criação das peças constituintes deste trabalho, com a finalidade de trazer à tona indícios de uma possível identidade entre as composições e, consequentemente, deste compositor. |