Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Kanhgág, Rejane Paféj |
Orientador(a): |
Silva, Rosane Azevedo Neves da |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/276558
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Resumo: |
sta pesquisa tem como objetivo principal trazer à reflexão sobre a situação vivenciada pelas mães indígenas estudantes acadêmicas na UFRGS, a fim de subsidiar propostas de acordo com os preceitos da Psicologia das florestas (Carvalho, 2020), para compor ações afirmativas adequadas à realidade do povo kanhgág. Além disso, pretende propor um diálogo sobre as diferentes temporalidades e modos de vida, como o Kanhgang Êg My Há. A pesquisa se justifica pelo compromisso da pesquisadora com as mulheres indígenas, particularmente as parentes kanhgág, que ingressam na universidade por meio de ações afirmativas. Boa parte já sendo mães ou se tornam mães durante o percurso acadêmico. A metodologia utilizada parte do retorno para algumas experiências pessoais da pesquisadora enquanto estudante e mãe indígena, na direção de uma auto-etnografia. Além disso, ao acompanhar o cotidiano das mulheres/mães indígenas na CEI (Casa do Estudante Indígena) da UFRGS durante o período de novembro de 2022 a janeiro de 2023, foram realizadas rodas de conversa, ou melhor, pîn ró nî (que na língua kanhgág significa "ao redor do fogo"), como uma metodologia genuinamente kanhgág para trazer as reflexões sobre as questões que envolvem ser mãe indígena na universidade. O pîn ró nî é o meio de manter conversas sagradas, trazendo o contato com os dois mundos o visível e o invisível, é também ao redor da fogueira a conexão com a força ancestral. Nos apontamentos finais destacamos que as ações afirmativas na universidade adequadas à realidade kanhgág devem ser constituídas por meio de um diálogo respeitoso para com as nossas diferentes temporalidades, modos de vida, preceitos do que é chamado Kanhgang Êg My Há, para que cada vez mais as políticas universitárias sejam adequadas e com abordagens adaptadas a presença indígena na universidade, aprendendo com as experiências de vida e maternidade. Foram trazidas à tona as vozes das mulheres indígenas que por tanto tempo têm sido silenciadas em nossa sociedade, valorizando seus conhecimentos e sua cosmopercepção. Afinal, êg vâfy tî kân ka rî ke (como quando um cesto é finalizado), é o conhecimento acadêmico que precisa se entrelaçar nos saberes da teia da sukrîg (aranha) para se fortalecer e iluminar. |