Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Bopp, Matias Ivan |
Orientador(a): |
Araújo, Marcos Vinícius |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Palavras-chave em Espanhol: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/253285
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Resumo: |
A presente pesquisa aborda o fenômeno psicológico denominado Flow e sua relação com a prática musical e preparação para a performance de três estudantes violonistas do ensino superior,. Buscou-se investigar a incidência de fatores pessoais e contextuais, bem como a incidência da experiência de fluxo e sua variação entre as sessões de prática de cada violonista, e como essa experiência se comportou na performance em relação à prática. Para isso, foi utilizada uma metodologia mista, que consistiu na realização de três estudos de caso, nos quais foram realizadas entrevistas individuais com cada participante sobre diferentes aspectos pessoais contextuais. A prática individual de cada participante também foi investigada ao longo de oito semanas, onde cada um realizou sessões práticas de uma peça selecionada para a investigação. Em cada sessão de prática, eles relataram detalhes de sua prática em um diário de prática, também usando a Escala Curta de Estado de Fluxo para obter dados sobre essa experiência ao longo das sessões de prática. Por fim, foi realizada a investigação da performance pública da peça, analisando se a experiência de fluxo ocorreu como na prática, e analisando as principais variações da experiência e suas dimensões, conforme a natureza da atividade. Foram encontrados fatores e estratégias comuns entre os participantes, e outros que foram particulares a cada caso. Certas dimensões que se acredita serem mais propensas na performance foram mais vivenciadas na prática musical dos participantes, sendo elas a concentração focada, fusão ação/consciência e a distorção da experiência temporal. Além disso, a relação entre quantidade de prática e fluxo não foi consensual entre os participantes. O estudo contribui para aprofundar o conhecimento da experiência de fluxo na prática musical de violonistas do ensino superior, como forma de auxiliar professores, estudantes e pesquisadores. |