Memória cinematográfica : a reconstrução histórica das ditaduras brasileira e chilena através da produção fílmica de Lúcia Murat e Pablo Larraín

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Santos, Márcio Tavares dos
Orientador(a): Pinto, Celi Regina Jardim
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/142713
Resumo: Nas últimas décadas, a memória tornou-se um tema de preocupação política central em todo mundo. A produção da memória concretiza-se pelo entrecruzamento de distintas forças sociais que disputam a legitimidade de enunciar os discursos acerca dos acontecimentos do tempo passado. Desse modo, as discussões em torno da elaboração das narrativas de memória têm escapado dos limites da disciplina histórica. Cada vez mais, esse espaço vem sendo ocupado por investigações oriundas de diversas disciplinas e também por outros agentes culturais que se voltam para o passado e para a memória com interesses distintos aos dos historiadores. Um dos veículos produtores dessas narrativas alternativas sobre o passado com maior adesão popular são os meios audiovisuais, especialmente as obras cinematográficas. Na América Latina, após o fim das ditaduras instaladas das décadas de 1960, 1970, que deixaram um legado de violações de direitos humanos em vários países, a memória tornou-se um espaço de disputa e de reconstrução das identidades nacionais. Esta pesquisa busca investigar qual o potencial das obras cinematográficas para intervir na construção de um processo de memória suplementar aos processos de memória oficial. A investigação está concentrada nos contextos do Brasil e do Chile. Partindo das produções fílmicas dos cineastas Lúcia Murat e Pablo Larraín, este trabalho busca analisar como os filmes produzidos por eles, que recriam nas telas as ditaduras brasileira e chilena, atuam no processo de construção das narrativas sobre as experiências ditatoriais, contribuindo assim para os processos de reparação histórica em andamento na atualidade nesses países.