"Batuque de mulheres" : aprontando tamboreiras de nação nas terreiras de Pelotas e Rio Grande, RS

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Silveira, Ana Paula Lima
Orientador(a): Lucas, Maria Elizabeth da Silva
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/15009
Resumo: Estudo etnográfico das trajetórias de três Tamboreiras de Nação, mulheres batuqueiras atuantes no contexto musical afro-religioso do extremo sul brasileiro, nas cidades de Pelotas e Rio Grande/RS, representantes de uma restrita rede de mulheres (re)conhecidas como prontas no Tambor de Nação. Tomando como objeto o batuque produzido por mulheres, suas concepções e práticas religiosas e musicais, procuro compreender os significados que a música adquire nesse contexto religioso e as condições de sua transmissão. O ponto de partida é o pressuposto de uma realidade bastante conhecida de religiosos e adeptos do Batuque gaúcho: a marcante presença de homens assumindo a posição de músicos rituais nas festas, cerimônias e ritos, comumente chamados de Tamboreiros de Nação. Detendo-me nas trajetórias e experiências religiosas e musicais de três mulheres Tamboreiras, esta dissertação tem por principal objetivo abordar as implicações de gênero existentes no acesso a esta tradição percussiva, buscando revelar como se aprontam tamboreiras no universo sonoro-musical do Batuque gaúcho.