A crítica de arte de Raul Pompéia : o caso da pintura de paisagem nacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Pelk, Samara Müller
Orientador(a): Avancini, José Augusto Costa
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/252438
Resumo: O presente trabalho aborda a crítica de arte de Raul Pompéia (1863-1895) sobre pintura de paisagem, entre os anos 1888 e 1891. A partir de expressões usadas pelo crítico, como “escola de paisagistas nacionais”, proponho a análise do cenário artístico da época para que essa ideia fosse elaborada, e também a configuração textual de Pompéia. Igualmente, apresento o interesse do crítico pela paisagem e pelos fenômenos da natureza, que reverberam na sua produção textual de diferentes gêneros literários, como a crítica de arte. Desse modo, examino os aspectos constitutivos da escrita pompeana referentes à crítica de arte sobre pintura de paisagem e o discurso sobre identidade nacional, que se formava como estratégia cultural com o intuito de instaurar a cor local, tanto pelos teóricos quanto pelos artistas. Também é interesse da pesquisa apontar as semelhanças e diferenças do crítico com os seus pares, quanto às reflexões emergentes da conjuntura artística da época, colocando-o no estudo da historiografia da arte no Brasil.