Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Prates, Vinícius Dias |
Orientador(a): |
Winter, Leonardo Loureiro |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/256848
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Resumo: |
A presente pesquisa investiga a interconexão de gestos corporais e musicais na construção interpretativa e performática de uma obra para flauta solo. São debatidos os conceitos de gesto corporal como ações de movimentos deliberados dos músicos que os auxiliam na comunicação da performance, e gestos musicais como elementos presentes nos diferentes parâmetros do discurso musical. O estudo quase-experimental, de caráter não ecológico, teve dados coletados no Laboratório de Pesquisa do Exercício (LAPEX), vinculado à Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da UFRGS. Foram registradas em áudio e vídeo duas sessões com intervalo de uma semana nas quais os três flautistas estudantes de graduação executaram individualmente um excerto da obra Notas Soltas para flauta transversal solo de Bruno Kiefer. Após esta etapa, foi realizada uma entrevista semiestruturada com cada participante na qual foram coletados depoimentos pessoais por recordação e por meio da observação das sessões individuais. Os dados são apresentados e discutidos de forma qualitativa e visam identificar as transformações ocorridas nas performances dos participantes bem como identificar como se dá a interconexão entre os gestos corporais e musicais realizados pelos flautistas. As transformações entre as performances de cada participante são identificadas através dos dados de força das pernas contra o solo, alterações nos eixos vertical e horizontal, e nos parâmetros musicais de andamento, articulação e dinâmicas realizadas pelos flautistas de forma individual e idiossincrática. Conclui-se que, durante o processo metodológico, os participantes apresentaram maturação performática da obra proposta, observáveis através de seus padrões gestuais corporais e musicais. |